quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Cardápio Mental #2 - O que tem pra hoje: Trabalhando sabiamente


 Melhor é uma mão cheia com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho e aflição de espírito.( Eclesiastes 4:6)

FONTE:GOOGLE



​Quem tem uma certa familiaridade com o livro de Eclesiastes já viu que esse versículo já foi empregado em cultos evangélicos  assim: não se mate de trabalhar,não busque  isso ,traz aflição de espírito. É melhor ser pobre e feliz do que ser afligido. 

*ABRE PARÊNTESE* 


Nesse post, sempre que me refirir à trabalho, irei além de uma atividade remunerada, pois trabalho é tudo aquilo que a pessoa se propõe a fazer com afinco em busca de conseguir o resultado esperado. 

Hoje é comum ver pessoas com emprego( recebem salário), mas reclamando de empresas, chefes, colegas de trabalho por acreditarem que só serão capazes de produzir o esperado se as condições forem "perfeitas". Jaz aí a diferença entre um funcionário e um profissional, mas isso é assunto para outro prost.

*FECHA PARÊNTESE*

Ambos contrastes apresentados no versículo acima , as mão se encontram cheias por causa do trabalho envolvido. O que não é o problema. O alerta se faz à buscar por objetivos que não valem o trabalho que leva. 


Ás vezes corremos atrás de coisas e pessoas e nem sabemos o porque, gerando uma aflição de espírito por não conhecemos de fato o nosso propósito como indivíduo. 

Aí se faz tentador buscar ou imitar o sonho do outro, o estilo de vida do outro, o salário do outro,  a dieta da Chiquinha do Dindim de Côco Queimado, o corpinho esculpido da "Genoveva do bronzeado sensual", a bolsa da moda, o cabelo da atriz. Aquilo ali é apresentado como "o novo padrão" para que o indivíduo seja reconhecido como único, fazendo dele igual a todo mundo. Engraçado, não?


O alerta no versículo  é  uma chamada para analisar  A RAZÃO OU MOTIVAÇÃO pela qual pessoas estão dispostas a comprometer saúde, família, lazer, deixar de fazer coisas construtivas e prazerosas , autoestima,  não respeitando as respectivas limitações para alcançar um objetivo a todo custo. Uma mão cheia e descanso é melhor para que você usufrua daquilo conquistou. 

Há pessoas que usufruem de tempo, mas as mãos estão vazias. Não há qualidade de vida. Há tédio. Pessoas com tédio podem entrar em armadilhas relacionais ou desenvolver hábitos nocivos por simples negligência de gerenciamento de tempo.


Outros tem as mãos cheias mas lhe faltam tempo e energia para curtir o que conquistaram.


A maneira mais fácil de detectar se alguém está fazendo coisas demais é se perguntar qual tipo de satisfação ela tira das tarefas que  realiza e as conexões que mantém. Aqui não me refiro a pessoa  não fazer algo simplesmente  por não gostar, mesmo que seja sua responsabilidade. Dessas coisas não há como fugir.

Falo porém de atividades, pessoas, hábitos que  embora  tragam um falso senso de valor, mais a drena do que a energiza.


Que hoje peçamos ao Senhor para fazer um apanhamento das nossas vidas. 
Trabalho sem descanso é escravidão. 
Descanso sem trabalho é ócio improdutivo. 
Por uma vida com sabedoria que leve ao equilíbrio.
Deus abençoe!

5 comentários:

  1. O que mais vemos hoje em dia são pessoas em busca de uma 'vida perfeita', vida essa que só existe em redes sociais, pessoas escravas do trabalho e sem tempo para desfrutar as pequenas coisas da vida, sem tempo para nada, temos que trabalhar sim mais sabiamente para poder aproveitar os frutos desse trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a reflexão. Que possamos agir sempre com equilíbrio e sabedoria.
    Bom carnaval!

    O blog está em 'Hiatus de verão'. Voltamos em definitivo na próxima terça, 13 de fevereiro!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  3. Ameei seu blog já estou te seguindo para não perder nenhum post.... suas palavras são edificantes ....da uma passadinha no meu cantinho bjsss
    http://cantaalegremente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Gisley tudo bem???


    Realmente alguns trabalhos não trazem o benefício esperado... É isso que vivo hj, busquei tanto mudar de país e hj vejo que não trouxe a "felicidade" que queria...


    Beijinhos;
    Débora.
    https://derbymotta.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Exporte pensamentos e idéias vc tb!
Aqui, elas chegam rápido e vc não paga nada :)!
Divirta-se e volte sempre :)!

Por favor, deixe e-mail e nome de contato caso não tenha blog ou conta do google.

AVISO: Caso não goste ou não se indentifique com o material aqui exposto, vc tem todo o direito de ir ao topo da página do lado direito e apertar o X.

Não espere que nenhum(a) blogueiro(a) mude o formato ou conteúdo do blog para adequar à sua comodidade/pensamento.


A autora se faz no direito de reprovar todo e qualquer conteúdo que não traga nada à acrescentar ao blog.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...